Empresária do ramo de uniformes fatura R$ 800 mil por mês

Bárbara Elmor trabalha há 20 anos no ramo e veste marcas como O Boticário, Óticas Carol e Havaianas

Todas as grandes lojas disponibilizam uniformes para seus funcionários. Alguns são mais coloridos, outros mais básicos, mas são itens indispensáveis em um negócio. É nesse nicho de mercado que Bárbara Elmor, 57 anos, trabalha há mais de 20 anos. A empresária fatura, em média, R$ 800 mil por mês com as suas duas empresas, a Veste Uniformes e a Pense Uniformes.

Formada em fonoaudiologia, Bárbara sempre foi empreendedora. Começou sua carreira com uma clínica própria, mas acabou tendo que se mudar para o exterior. Enquanto morava na Europa, percebeu que sua grande paixão era a moda. Notou que o mercado de uniformes era muito diferente do Brasil em países como Portugal e França. “Vi uma oportunidade de empreender. Voltei para o Brasil e comecei a pensar em roupas de trabalho que tivessem mais estilo”, conta a empreendedora.

O negócio começou por conta própria. Bárbara investiu em equipamentos para costura e “abriu” a empresa na sala de estar de sua sogra. “Criei algumas amostras do meu trabalho e batia nas portas das empresas me apresentando e deixando ideias de uniformes”, diz. Aos poucos, as lojas começaram a aceitar as suas peças e a empreendedora foi criando uma clientela.

Desde 1997, Bárbara está com a Veste Uniformes e, em 2015, decidiu criar a Pense Uniformes, uma vertente mais moderna. “A Pense foi mais estruturada. Ela tem um espírito mais jovem e com mais tendências de moda”, explica. As duas empresas trabalham com grandes franquias como O Boticário, Óticas Carol, Havaianas e Quem disse, Berenice?, marcas como Carrefour e L’oreal e até negócios na área hospitalar como a rede de hospitais Beneficência Portuguesa.

O trabalho das empresas é criar coleções às marcas que as procuram. “O cliente procura, nossa equipe de estilistas faz as criações e lançamos a coleção”, afirma a empreendedora. A Veste e a Pense só trabalham com encomendas. Os clientes encomendam uma grande quantidade de peças e, quando precisam de reposição, podem fazer uma nova encomenda pelo e-commerce da marca.

Além das roupas, são comercializados aventais, chapéus, lenços e bolsos de maquiagem dependendo da necessidade da marca. “Não somos uma confecção. Nós temos o objetivo de ajudar na comunicação das marcas com roupas com elementos de moda”, diz. A fábrica das empresas fica em São Paulo (SP) e conta com 52 funcionários.

Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios.


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